sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ping-Pong com o Drº Vitor Motta – Rubéola

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ter uma boa noite de sono, são critérios fundamentais para o bem estar de qualquer pessoa, principalmente quando se tem na cidade um surto de doenças contagiosas que requerem prevenção e cuidado.
A incidência de doenças como Rubéola, Meningite e Problemas cardiovasculares, vistos em casos recentes com jogadores de futebol têm despertado o medo e a curiosidade de manter-se informado na população. Perguntas freqüentes são indagadas diariamente por pessoas que não tem conhecimento sobre essas doenças.
Em bate papo com o clínico geral, Drº Vitor Motta, são esclarecidas perguntas freqüentes sobre a doença que está em evidência em Salvador, deixando a população baiana de “orelha em pé”.

M.B: Drº Vitor, como pode ser definida a rubéola? Como ela é transmitida?
Drº Motta: A rubéola é uma doença infecciosa que é causada pelo vírus da rubéola, normalmente transmitido por vias respiratórias. É transmitida por contato direto entre as pessoas, por secreções ou até mesmo pelo ar. O vírus começa pela faringe, dissemina-se no sangue e na pele.

M.B: Como se sente a doença?

Drº Motta: Após o contágio, levam-se aproximadamente 15 dias até sentir o primeiro sintoma. A apresentação geral, parece muito com uma gripe, normalmente o paciente leva entre sete e 10 dias com corrimento nasal transparente, febre, e logo após o “rash” ( manchas avermelhadas na pele) que dura em média três dias e depois desaparecendo logo em seguida e sem deixar seqüelas.

M.B: Como pode ser diagnosticada?
Drº Motta: O diagnóstico clínico deve ser feito somente em vigência de epidemia, pois os sintomas parecem muito com outras doenças. Inclusive o corrimento nasal e as manchas na pele que são confundidas com sarampo, por exemplo. E é justamente desse jeito que se dá o diagnóstico. Em casos de mulheres grávidas, pode ser feito um exame chamado Elisa, mais específico pra esse tipo de doença.

M.B : Quais os métodos de prevenção?
Drº Motta:
Primeiramente a vacina. Depois se for o caso, não manter contato com as pessoas infectadas pelo vírus. Se o paciente já teve, não há problemas o sistema imunológico produz defesa para combater o vírus.

M.B: Quais os tratamentos? É perigoso em mulheres grávidas?
Drº Motta:
O tratamento é a vacina. O virus da rubéola só é realmente perigoso quando a infecção ocorre durante a gravidez, especialmente durante os primeiros três meses de gestação. Nestas circunstâncias, a rubéola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas. Por isso as mulheres devem tomar cuidado, principalemente se já tiveram quando criança, pois há casos de reincidência durante a gravidez.

Nenhum comentário: